A sonda Hope, enviada pelos Emirados Árabes a bordo do foguete Amal, que significa "esperança" em árabe, chegou na órbita de Marte às 13h14 desta terça-feira (9), após sete meses de viagem.
Esta é a primeira tentativa árabe de chegar ao planeta vermelho — ou pelo menos perto dele. Para entrar na órbita de Marte, o veículo espacial teve que ser desacelerado da velocidade de 120 mil km/h para 18 mil km/h.
O objetivo de Mars, como foi denominada a missão, é explorar a atmosfera marciana e responder perguntas-chave sobre a perda de gases hidrogênio e oxigênio no espaço. Para isso, ao longo dos próximos dois meses, a sonda irá realizar mais algumas manobras para se posicionar em uma órbita mais próxima do planeta.
Outras missões com destino à Marte devem ser concluídas ainda este mês, sendo a chinesa Tianwen-1 ("Busca pela verdade celestial" em chinês) nas próximas 24 horas. A missão, considerada a mais ousada de todos os tempos, visa não apenas orbitar, como também pousar e explorar a superfície do planeta. O rover ficará em órbita até maio quando enfim iniciará a descida até tocar no solo.
Já o rover Perseverance, da Nasa, que viaja a bordo do foguete Atlas V, deve pousar na superfície de Marte em 18 de fevereiro. O objetivo é procurar por sinais de vida microbiana, caracterizar a geologia e o clima do planeta, coletar rochas e sedimentos e pavimentar o caminho para exploração humana além da Lua.