A estruturação da segurança pública em Mato Grosso do Sul passa pelo trabalho conjunto dos poderes legislativo, executivo e federal. Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, esse esforço foi exemplificado na entrega de 77 viaturas às forças de segurança do estado, em solenidade realizada no Comando-Geral da Polícia Militar, em Campo Grande.
O mandato do deputado estadual Renato Câmara tem sido ativo na solicitação de viaturas para reforçar a segurança em municípios estratégicos, como Coronel Sapucaia, Ivinhema, Aquidauana, Laguna Carapã e Dourados (Distrito de Itahum). Entre os pedidos apresentados entre 2022 e 2024, destacam-se solicitações de veículos para atender zonas rurais, onde a necessidade de segurança é ainda mais urgente.
“Acredito que inovações e um trabalho bem estruturado podem trazer resultados concretos, como já vimos com a diminuição de 40% da violência no campo em áreas que contam com viaturas da zona rural. Requerer viaturas para os municípios não é apenas um pedido, mas um compromisso em prestar uma segurança com mais estrutura para as forças policiais e, consequentemente, mais proteção para a nossa população. Esse trabalho dá resultado porque é fruto da união de esforços entreos poderes, uma verdadeira parceria em prol da segurança pública”, afirmou Renato Câmara.
Os veículos entregues serão distribuídos entre diversos municípios do estado, contribuindo para reforçar o combate à criminalidade e garantir a presença das forças de segurança em áreas prioritárias. A ação foi possível por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, reforçando o compromisso conjunto das autoridades em proteger os sul-mato-grossenses. A solenidade contou com a presença da Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, a Diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública,Camila Pintarelli, representando senadores Tereza Cristina (PP) e Nelsinho Trad (PSD), bancada federal de Mato Grosso do Sul, bancada estadual, representada pelo presidente da Assemblia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP), entre prefeitos e secretários de estado.