noticias110 Seja bem vindo ao nosso site Reporter67!

Política

Comissão aprova projeto que torna carteira de motorista vencida válida para identificação oficial

Segundo relator da proposta, o STJ já entendeu que a CNH vencida é válida como identificação pessoal

Publicada em 08/06/22 às 17:12h

Agencia Câmara de Noticias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Comissão aprova projeto que torna carteira de motorista vencida válida para identificação oficial    Compartilhar a noticia Comissão aprova projeto que torna carteira de motorista vencida válida para identificação oficial    Compartilhar a noticia Comissão aprova projeto que torna carteira de motorista vencida válida para identificação oficial

Link da Notícia:

Comissão aprova projeto que torna carteira de motorista vencida válida para identificação oficial
Franco Cartafina: \"Prazo do exame não altera a identidade\"  (Foto: )

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3540/21, que mantém a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento oficial de identificação mesmo após o término do prazo de vigência do exame de aptidão física e mental do motorista.

O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Atualmente, a CNH perde a validade como documento quando vencido o exame de aptidão física e mental.

A proposta foi aprovada por recomendação do relator, deputado Franco Cartafina (PP-MG). Ele lembrou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já entendeu que a CNH vencida é válida como identificação pessoal, inclusive em concurso público, e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já expediu orientação nesse sentido.

“Ao utilizar a CNH como documento, o cidadão será identificado por meio de CPF e fotografia, o que faz dispensar o exame de aptidão física e mental”, afirmou o autor da proposta, o deputado licenciado Carlos Bezerra (MDB-MT). “O prazo do exame não afeta de forma nenhuma a identificação do portador”, reforçou.

Tramitação
O projeto tramita em
caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - Reporter67 - Reporter67