noticias90 Seja bem vindo ao nosso site Reporter67!

Política

Comissão aprova programa para mãe que queira entregar filho para adoção

Para relatora, programa pode evitar práticas como infanticídio, abandono e adoção ilegal

Publicada em 02/06/22 às 17:13h

Agencia Câmara de Noticias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Comissão aprova programa para mãe que queira entregar filho para adoção  Compartilhar a noticia Comissão aprova programa para mãe que queira entregar filho para adoção  Compartilhar a noticia Comissão aprova programa para mãe que queira entregar filho para adoção

Link da Notícia:

Comissão aprova programa para mãe que queira entregar filho para adoção
Deputada Carmen Zanotto, relatora do projeto de lei  (Foto: )

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 291/20, que cria o Programa de Orientação Psicológica e Social Boa Mãe, com o objetivo de oferecer suporte às mães e gestantes, sobretudo quando manifestem o desejo de entregar seu filho para adoção.

A proposta foi apresentada pela deputada Aline Gurgel (Republicanos-AP) e outros parlamentares.

A relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), defendeu que a medida é “de inegável importância, uma vez que o acolhimento de mulheres que manifestem o interesse em tomar decisão dessa natureza é fundamental para evitar práticas como o infanticídio, o abandono e a adoção ilegal”.

São objetivos do programa: oferecer atendimento social e psicológico às mulheres que optarem por não ficar com seus filhos; orientar as mães que desejem entregar seus filhos à adoção sobre o Cadastro Nacional de Adoção; promover a reinserção da criança na família ou, em último caso, a inserção em família substituta e desvincular a entrega para fins de adoção da ideia de abandono.

Pelo texto aprovado, o Programa Boa Mãe deve orientar-se pelo Estatuto da Criança e do Adolescente sobretudo no que diz respeito ao direito da gestante ao atendimento pré e perinatal no SUS e ao papel do conselho tutelar em casos de maus-tratos contra menores de idade.

Tramitação
A proposta será analisada em
caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - Reporter67 - Reporter67