Em expansão no Mato Grosso do Sul, a Suinocultura foi um dos temas mais aguardados na 56ª Expoagro, que recebeu na última sexta-feira (20) o 4º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de Mato Grosso Sul, organizado pela Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas) que contou com a participação do deputado estadual Renato Câmara, criador e coordenador da Frente Parlamentar da Suinocultura no MS.
“Quando se fala da suinocultura, é possível ver na fala, no semblante de quem é suinocultor, a força, a alegria e a dedicação com esse setor. Isso é fundamental e é por isso que a Suinocultura segue em crescimento no nosso Estado. Lá na Assembleia aceitamos esse desafio de destravar as questões que atrapalham o desenvolvimento e apoiar essa atividade que tem se destacado na economia do Estado”, ressalta Renato Câmara.
O deputado também apontou algumas das ações que ele e a Frente Parlamentar têm realizado, em atendimento às solicitações da Asumas, para impulsionar a suinocultura, como os investimentos do Fundersul, melhoria das estradas rurais, as taxas da energia fotovoltaica, e a viagem à Brasília para apresentar as questões da suinocultura ao governo federal.
“A suinocultura no Mato Grosso do Sul ocupa o 6° lugar no ranking de exportações de carne suína no Brasil. Somos responsáveis por 70% da criação de suínos do país. Mas com a cooperação de todos e a força do suíno cultor, podemos chegar em primeiro lugar rapidamente. Nós, na Assembleia Legislativa, estamos à postos para defender e apoiar o setor”, afirmou Renato Câmara.
Presidente da Asumas, Alessandro Boigues, destacou o momento que a cultura vive no Mato Grosso do Sul que, hoje, tem a representatividade na assembleia com a criação da Frente Parlamentar.
“Hoje temos a condição de ser representado dentro do legislativo e somos muito bem representados pelo deputado Renato Câmara que tem aberto as portas para a suinocultura. Nos levou à Brasília, ao Banco do Brasil e tem colocado em pauta questões importantes para o desenvolvimento da suinocultura no Estado”, finaliza o presidente.