Conselho que deveria reunir representantes para defender os interesses dos clientes em serviço delegado de primeira necessidade está na mira da sociedade sul-mato-grossense. Segundo consta, os conselheiros nunca questionam nada e, com descaso da empresa, podem acabar eles mesmos virando alvos de questionamento.
Embora o serviço seja de caráter voluntário e não remunerado, já pairam até suspeitas de vínculos pouco republicanos para justificar tamanha inércia e sujeição. Como em MS a população está acostumada a ver quem deveria ajudar no controle acabar cooptado, e a concessionária do setor adota o 'cala boca' como forma de evitar ser alvo de críticas, as suspeitas ganham fôlego.
Além disso, 'ações de divulgação' supostamente focadas no tema do serviço público e sobre a atuação do conselho estariam entre despesas elegíveis altamente duvidosas. Por fim, custeio e ressarcimento de atividades como deslocamento ou pagamento de diárias, engrossariam a lista das movimentações sendo detalhadamente verificadas.
Resta saber se, após eventos recentes que expuseram o total descaso e ineficiência das operações em Mato Grosso do Sul, o tal conselho mudará de atitude. Como está chegando a época de negociar reajuste, e os consumidores não aguentam sequer cogitar aumentos com o péssimo serviço, é aguardar para conferir...