A ministra da Agricultutra, Pecuária e Abastecimento (Mapa),Teresa Cristina Corrêa da Costa Dias participou nesta sexta-feira (16), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), da primeira reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), juntamente com o ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga.
Na ocasião, o deputado estadual Renato Câmara solicitou a ministra, e reforçou indicação realizada no dia 13 de julho, que seja criada a regulamentação para a utilização dos aditivos sorbato de potássio e ácido cítrico para conservação da tapioca (massa hidratada).
“Ocorre que, o sorbato de potássio tem sido largamente utilizado pela indústria nacional como conservante orgânico em inúmeras espécies de produtos do gênero alimentício. Considerando que o ácido sórbico possui maior eficácia com produtos cujo PH seja inferior a 6, é comumente utilizado juntamente com o ácido cítrico que possui a função de acidificar o produto a ser conservado”, afirmou o deputado.
O pedido trata-se de um pleito encaminhado pelas empresas Clamill Amidos Industria e Comercio Ltda, Ramos Amidos Industria e Comércio Eirelli que solicitam a regulamentação da utilização dos aditivos Sorbato de Potássio e Ácido Cítrico para conservação do produto "goma de tapioca", pois atualmente, não há regulamentação para utilização de ambos os aditivos com o intuito de conservação da massa de tapioca hidratada.