Projeto de lei apresentado pelo deputado Renato Câmara (MDB), quer assistência ao paciente infectado com Covid-19 que necessitar de transferência para leitos médicos, localizados fora de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a proposição, o Poder Executivo deverá prestar toda assistência necessária ao paciente infectado pelo coronavírus, que necessitar de transferência para leitos médicos/UTI, localizados fora do Estado, incluindo o custeio do transporte de ida e volta.
Ainda segundo o texto, a assistência deverá ser estabelecida enquanto perdurar a situação de calamidade pública estadual. Fica garantido o direito à família do paciente que for transferido para fora do Estado de receber informações acerca do seu quadro clínico, ainda segundo o projeto de lei.
Conforme a justificativa de Câmara, recentemente os número de casos aumentaram em Mato Grosso do Sul gerando um aumento na busca de leitos hospitalares e agravando a situação da saúde. "Fato este, levou o Estado a encaminhar pacientes para leitos em estados vizinhos para o tratamento médico".
Renato Câmara afirmou na semana passada, que uma paciente transferida de Dourados para Porto Velho, não conseguia contato com os familiares. “Bruna Maria Santos Duarte, de 29 anos, é uma das pacientes transferidas de Dourados para Porto Velho, no último dia 4. Há três dias, ela recebeu alta médica e não consegue voltar para Mato Grosso do Sul", disse.