O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar fazem operação nesta quinta-feira (11) em sete cidades de Mato Grosso do Sul para prender integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que participam dos chamados “tribunais do crime”.
Esses tribunais são reuniões de integrantes do grupo realizadas para aplicação de punições a membros que não estejam cumprindo com as “obrigações” ou então a integrantes de facções rivais. A principal punição é a morte. Ela é geralmente executada com requintes de crueldade e tortura.
Na ação desta quinta-feira estão sendo cumpridos 32 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ribas do Rio Pardo, Deodápolis, Fátima do Sul, Jateí e Caarapó e ainda um no Ceará. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Campo Grande.
Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar em cumprimento de mandado da operação “Malleus” — Foto: Batalhão de Choque/Osvaldo Duarte