noticias640 Seja bem vindo ao nosso site Reporter67!

Pandemia

Com liberação da Anvisa, MS poderá comprar apenas 28 mil doses de Sputnik V

Anvisa liberou o uso emergencial do imunizante russo, mas com algumas ressalvas

Publicada em 06/06/21 às 08:37h

Correio do Estado


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com liberação da Anvisa, MS poderá comprar apenas 28 mil doses de Sputnik V  Compartilhar a noticia Com liberação da Anvisa, MS poderá comprar apenas 28 mil doses de Sputnik V  Compartilhar a noticia Com liberação da Anvisa, MS poderá comprar apenas 28 mil doses de Sputnik V

Link da Notícia:

Com liberação da Anvisa, MS poderá comprar apenas 28 mil doses de Sputnik V

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a importação, a importação de doses da vacina Sputnik V para estados do Consórcio do Nordeste, Mato Grosso do Sul aguarda a permissão para a compra e distribuição do imunizante.

Mato Grosso do Sul integra o Consórcio Brasil Central e havia manifestado interesse em comprar 2 milhões de doses da Sputnik V, com a aplicação de duas doses, o quantitativo seria suficiente para imunizar 1 milhão de pessoas.

Contudo, a Anvisa determinou que sejam destinadas doses para vacinação de 1% da população de cada Estado, com isso, Mato Grosso do Sul poderá adquirir em torno de 28 mil doses, o equivalente a 1% da sua população.

A importação da vacina foi aprovada em reunião que durou mais de nove horas. Segundo os diretores da Anvisa, a princípio a aprovação seria para apenas 924 mil doses da Sputnik V, distribuídas entre seis estados nordestinos.

Mato Grosso do Sul foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o uso da aplicação da Sputinik V na população. Atualmente são aplicadas no Estado doses dos imunizantes: Coronavac, Pfizer e Astrazeneca.

RESTRIÇÕES

A vacina russa não pode ser aplicada em idosos, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes, de acordo com lista de requisitos para importação da vacina. 

Apenas adultos com idade entre 18 a 59 anos, estão liberados para tomar a vacina.

Anteriormente, a Anvisa havia negado a importação e o uso emergencial do imunizante no Brasil por não atender os parâmetros mínimos exigidos pela Agência, como insuficiência de dados e documentos que comprovem o êxito da vacina. 

Após persistência do consórcio do Nordeste em adquirir os imunizantes, a Anvisa liberou o uso emergencial com uma série de restrições. 

Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO), Distrito Federal (DF), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Rondônia (RO) e Tocantins (TO) aguardam que a aprovação também seja liberada para o Consórcio Brasil Central.

VACINÔMETRO

Mato Grosso do Sul atingiu na tarde deste sábado (5) 32,16% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. Em relação à segunda etapa de imunização, 13,46% da população já recebeu a segunda dose contra o coronavírus.

Desde o início da campanha de imunização contra o coronavírus em 18 de janeiro, 1.278.148 doses foram aplicadas no Estado, sendo 903.102 da primeira dose e 374.523 da segunda..




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - Reporter67 - Reporter67