Mato Grosso do Sul se aproxima de sua primeira meta do plano de vacinação estadual, o estado tinha como objetivo vacinar 90% dos idosos com mais 80 anos com a primeira dose da vacina contra Covid-19, e a atualização do Vacinômetro do Portal Mais Saúde, desta quinta-feira (11), aponta que o estado já vacinou 84,58% deste grupo.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, a vacinação do grupo atingirá a meta nesta semana.
Atualmente 30,80% dos idosos com idade de 75 a 79 anos receberam a primeira dose da vacina.
De acordo com o secretário, é crucial que idosos sejam vacinados rapidamente, uma vez que a taxa de mortalidade daqueles que são internados é alta.
"Temos que vacinar o mais rápido possível os idosos, cerca de 25% deste público que precisam de leitos hospitalares vem a óbito, e os que são intubados apresentam porcentagem de morte ainda maior, variando de 50% a 60%, por isso precisamos prioriza-los, par que não vivam essa triste realidade", informou Resende.
Mato Grosso do Sul já recebeu 309.320 doses de vacinas contra a covid-19, dessas 177.389 foram aplicadas, conforme detalhado na atualização dos dados do vacinômetro.
O percentual de vacinados em todo o Estado é de 4,95%, já o de imunizados, ou seja daqueles que receberam as duas doses da vacina é de 2,42%
Campo Grande tem 1,58% da população imunizada (duas doses) e 3,97 % de vacinados (pessoas com duas ou uma dose).
A relação de doses recebidas sobre doses aplicadas aponta os seguintes municípios com os piores índices de aplicação, são eles, Dourados com 53,13%, Japorã 54,40%, Coronel Sapucaia 55,59%, Corguinho 56,90 e Guia Lopes da Laguna com 58,13%.
A capital ampliou seu plano de vacinação com as doses da Coronavac recebidas na última terça-feira (09).
Campo Grande passa a vacinar trabalhadores da saúde ativos com mais de 55 anos, ao todo, 11 mil doses foram destinadas a este novo grupo prioritário.
Fazem parte do grupo, trabalhadores de clínicas de diagnóstico, laboratórios, farmácias, consultórios, clínicas veterinárias, centros de tratamento oncológico e pequenos hospitais e mesmo autônomos que comprovarem que trabalham ativamente na área.
Calendário de primeira dose em idosos entre 76 e 77 anos
Vacinação de idosos com 77 anos
Vacinação de idosos com 76 anos
Vacinação de trabalhadores da saúde com mais de 50 anos
Repescagem dos públicos