Na ultima terça feira dia 09 aconteceu nas dependências da câmara municipal de Ivinhema uma reunião com a presença de 10 vereadores, a reunião que deveria acontecer em segredo , acabou tendo seu conteúdo vazado e virando assunto por toda a cidade, os dez vereadores convocaram a reunião com a presença do Prefeito Juliano Ferro para discutir sua conduta frente ao executivo municipal , para os vereadores a forma que o prefeito vem se posicionando politicamente em entrevistas e nas lives postadas em suas redes sociais é indecorosa , incompatível com o cargo que ocupa e com a postura de um prefeito, causando enorme prejuízos para o município e servindo de chacota em todo o estado.
Um vereador que pediu pra não ter seu nome revelado disse: “ temos sido questionados por deputados de diferentes partidos, todos nos temos nossos representantes na assembleia legislativa , na câmara dos deputados e no senado, quando um politico é atacado seus companheiros de partido ou de parlamento se ofendem , isso é ruim pra cidade, precisamos de união e respeito com todos, sejam políticos ou cidadãos que podem discordar de nós, discordar é um direito reservado a todos pela democracia, concluiu .
Um outro vereador disse : “é constrangedor encontrar os colegas vereadores de outras cidades e eles dizerem que temos um Prefeito que administra pelas redes sociais, temos visto prefeitos que não dão entrevistas não falam em redes sociais obtendo resultados melhores que os nossos, até agora não fomos recebidos pelo governador para discutir as necessidades do município.”
Nas redes sociais o Prefeito vem sendo chamado ironicamente de o senhor das águas pois não pode ver uma nuvem no céu que corre pra avenida panamá para fazer suas firulas.
Por outro lado ao fazer vídeo no bairro eco parque e dizer que o bairro não é responsabilidade da prefeitura, moradores lembraram que pagam o IPTU, porem apesar de não realizar as manutenções necessárias o prefeito não se comprometeu em cancelar a cobrança do IPTU dos moradores daquele local .
Nos últimos dias nos deparamos com vídeos e manifestações do prefeito Juliano Ferro, repletos de ataques e insinuações que, por alguns instantes, parece que ainda estamos no Período eleitoral. Porém, desta vez, além dos habituais adversários políticos ele estende os ataques há servidores , Ex Prefeitos e vereadores.
De repente, observamos a liberdade de expressão, ou a cobrança a respeito do trabalho prestado, dar lugar ao discurso de ódio, nesse ponto surgem alguns questionamentos. Por que tanto ódio em aparições nas redes sociais e rádios? Por que tantas ofensas a humildes servidores de entidades? Por que tanto desdém com os servidores públicos municipais ? Por que tantos palavrões atacando à classe política? O sr. Juliano Ferro ganhou as eleições democraticamente e foi reconhecido como prefeito de nossa Ivinhema para administrar e entregar à população as promessas feitas durante a campanha, inclusive em documentos impressos, jurando que era possível realizar tudo o que estava prometendo, ponto!
Ser prefeito é assumir a responsabilidade da gestão pública, ataques de ódio à classe política, e diretamente à assembleia legislativa através do menosprezo e palavrões contra as ações de um deputado, também eleito pelo voto popular, com certeza, é um desserviço ao município, prejudicando as relações de cooperação que vem dando certo em ações articuladas entre prefeitura, assembleia e governo. É fundamental em uma administração, o respeito aos servidores, que estão mais próximos dos problemas cotidianos das pessoas e são essenciais para o bom funcionamento da máquina pública.
Também é obrigação do bom administrador, a boa relação com as entidades da sociedade civil porque, muitas vezes, elas chegam onde a mão do poder público não alcança . Além disso, o prefeito tem a necessidade de conviver em harmonia com todas as esferas políticas para conseguir extrair o máximo de apoio aos projetos locais. Portanto, ampliar investimentos implica em ganhar a confiança da classe política. Ninguém lidera mudanças sozinho .
Gritos no meio da rua em dia de chuva chamando senadores e deputados federais não substituem diálogos e projetos.
A respeito do deputado, é importante destacar que é função dele representar a população nas sessões plenárias na assembleia legislativa, em Campo Grande, e dos trabalhos das comissões e frentes parlamentares, discutindo projetos de leis, resoluções e assuntos do interesse dos diversos segmentos da nossa sociedade. Também é sua atribuição a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado.
É ainda função dele, encaminhar emendas e atender solicitações de prefeitos, vereadores, trabalhadores, lideranças sindicais e associativas, além da comunidade em geral.
O Ex Prefeito Tuta vitima dos ataques do Prefeito Juliano Ferro acaba de ser nomeado assessor especial da governadoria, responsável pela agenda dos municípios , mediador junto a assembleia legislativa, e pelos encaminhamentos dos projetos de interesse da população, o que torna o ambiente ainda mais embaraçoso para o atual prefeito.
Uma vez estabelecidas as funções de cada um, precisamos falar do que de fato interessa ao , cidadãos de Ivinhema, que precisamos do bom trabalho de ambos os lados para viver com o mínimo de qualidade e bem-estar em nossa cidade. Precisamos falar de trabalho prestado!
É de conhecimento de todos que o deputado, ainda enquanto prefeito de Ivinhema, começou a sua trajetória com o desafio de pagar três folhas de salários atrasados dos servidores públicos e recuperar o crédito da prefeitura municipal.
Quem não se lembra do nosso secretário de Agricultura, que teve que pagar com dinheiro de seu bolso as sementes para a horta da escola rural, pois ninguém vendia nada para a prefeitura. A guerra política que havia se instalado em nossa cidade, com prefeitos sendo cassados constantemente, afastou todo o interesse de investimento em Ivinhema.
Renato Câmara recuperou a credibilidade da cidade e buscou recursos para projetos, até a instalação da Adecoagro . Ele realizou o plano de reestruturação do Triguinã, com mais de 180 mil metros de asfalto e mais de 600 casas construídas. Fez o loteamento dos funcionários públicos, a revitalização da praça central. Implantou o programa de artesanato, a incubação de empresas e planejamos o polo empresarial e industrial. Projetou e conseguiu os primeiros recursos para a praça de eventos que será, em seu término, um divisor de águas para o lazer e esporte da nossa gente.
Além disso, entre os dois mandatos de prefeito, apoiou a diversificação rural, reimplantou o colégio agrícola, ativou a feira central, fez a reforma do mercadão, criou 11 patrulhas mecanizadas, a casa da cultura, apoiou o carnaval, iniciou a Expoivi, a Feijuivi e o Ivinhema Futebol Clube. Trabalhou pelo fortalecimento de todas as entidades sociais pelo concelho de assistência social e qualificou milhares de pessoas.
Substituiu todos os ônibus estudantis terceirizados por veículos próprios e, hoje, Ivinhema conta com 26 ônibus próprios. O reconhecimento veio a nível nacional, Ivinhema tendo um salto de mais de 100 posições no Índice de Desenvolvimento Humano municipal (IDHM).
Como deputado estadual, segundo dados da assembleia legislativa, Renato atendeu mais de 22 mil pessoas e, hoje, é o deputado com mais emendas parlamentares para Ivinhema.
Um dos pontos que Juliano citou em vídeo, a respeito de dois ônibus que Ivinhema foi contemplada. Sabemos que esse trabalho se iniciou em 2018, ainda quando o senador Moka e a bancada federal, colocaram recursos para a aquisição de ônibus e com contrapartida do governo do estado. Renato solicitou ao Senador dois veículos para Ivinhema, comprados no ano passado, e ao saber que alguns municípios receberiam apenas uma unidade, atuou junto ao governador para garantir dois ônibus para Ivinhema.
Contra fatos, não há argumentos. Os inúmeros dados apresentados, mostram que as insinuações apresentados por Juliano são infundadas. Esse discurso inflamado o coloca como um demagogo e, um tanto quanto, descontrolado.
Está na hora do prefeito Juliano descer do palanque político virtual e assumir, de fato, suas responsabilidades de prefeito, com postura e respeito a todos os cidadãos. O que nós, ivinhemenses , esperamos dos eleitos, de ambos os lados e esferas políticas, é um bom trabalho por nossa população. Esse sim é um discurso que “faz mais barulho”, que tem efeito, e garante o nosso voto na urna.