Abraão (Zécarlos Machado) se arrependerá no leito de morte por abandonar Ismael (Henrique Camargo/Iano Salomão) à própria sorte no deserto em Gênesis. O profeta mandará chamar o filho para acertar as contas, mas o velório marcará o início de uma guerra entre o rapaz e Isaque (Dani Gutto/Guilherme Dellorto) na novela bíblica da Record.
Depois de descobrir um plano do encrenqueiro para matar o meio-irmão, Sara (Adriana Garambone) obrigou o marido a expulsar Agar (Hylka Maria) e o próprio herdeiro do acampamento. Eles, no entanto, serão salvos pelo anjo Gabriel que ainda reafirmará os planos de Deus para transformar o jovem no pai de muitas nações.
O todo-poderoso, no entanto, deixará claro para Abraão que a aliança continuará apenas por meio de Isaque. O patriarca ainda passará por um teste assim que o altíssimo exigir o sangue de Isaque em sacrifício.
Ele não hesitará em erguer o seu punhal contra a criança, que será salva porque tudo não passará de um "teste".
Em seguida, o folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro ainda avançará dez anos nas cenas que serão exibidas a partir desta quinta (10). O personagem de Zécarlos Machado aparecerá às voltas com a partida e Sara, que se emocionará ao se despedir de Isaque antes de morrer.
O comerciante, no entanto, não continuará sobre a terra durante muito tempo depois da morte da primeira mulher. Ele chegará a se unir a Quetura (Adriana Prado), com quem ainda terá mais alguns filhos, amor que sentia pela meia-irmã.
Como último desejo, Abraão vai querer ver Ismael. Ele atenderá ao chamado e, assim, ficará frente a frente com Isaque pela primeira vez em duas décadas. O encontro causará calafrios no marido de Rebeca (Bárbara França) que reafirmará:.
Eu não tive sorte quando conheci Ismael um ano atrás, sei que ele não aceitou meu nascimento. A ponto de a minha mãe expulsar ele do acampamento. Reconheço que nosso encontro, na morte do meu pai, foi um pouco decepcionante. Apesar de amigável, ele parecia frio.
Ismael também não cairá de amores pelo meio-irmão, de quem debochará ao fazer negócios com Abimeleque (Leonardo Franco). "Achei Isaque pacato demais para administrar tudo, não sei se vai prosperar", disparará o mau-caráter, logo percebendo que falou demais. "Mas com o tempo deve aprender, torço muito por ele", arrematará o filho de Agar, cínico.