noticias67 Seja bem vindo ao nosso site Reporter67!

Cotidiano

Reclamações na Aneel contra Energisa por falta de luz aumentam 10 vezes após temporal em MS

Média de denúncias saltou para 209 por dia e concessionária acumula 228 mil queixas em um ano sobre o problema

Publicada em 19/10/21 às 15:30h

Midiamax


Compartilhe
Compartilhar a noticia Reclamações na Aneel contra Energisa por falta de luz aumentam 10 vezes após temporal em MS  Compartilhar a noticia Reclamações na Aneel contra Energisa por falta de luz aumentam 10 vezes após temporal em MS  Compartilhar a noticia Reclamações na Aneel contra Energisa por falta de luz aumentam 10 vezes após temporal em MS

Link da Notícia:

Reclamações na Aneel contra Energisa por falta de luz aumentam 10 vezes após temporal em MS

O número de reclamações feitas à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de consumidores da Energisa — que atende 74 cidades de Mato Grosso do Sul — sobre falta de energia aumentou 10 vezes nos dias 15 e 16 de outubro, após tempestade de poeira com rajadas de vento com velocidade superior a 100 km/h que atingiu o Estado.

Conforme dados da agência reguladora, o número de reclamações que estava na média de 2 na semana anterior ao fenômeno subiu para 209,5, um aumento de 10 vezes. Assim, ao observar a tabela abaixo, é possível perceber a disparada de reclamações nesses dias. Antes do feriadão, nos dias 8 e 9, foram apenas 4 reclamações. No dia 14, houve um aumento em relação aos dias anteriores devido a uma forte chuva que atingiu MS naquela manhã.

Já no dia 15, o número subiu para 141 e, no dia seguinte, foi para 278, segundo a Aneel. 

Conforme reportagens do Jornal Midiamax, clientes chegaram a ficar mais de 3 dias sem fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul. A falta de eletricidade causou transtornos e muitos prejuízos aos clientes.

Reclamações e fiscalização

A Aneel segue um rito de fiscalização às distribuidoras de energia de todo o país. Primeiro, há um monitoramento baseado, justamente, no índice de reclamações que a concessionária possui na Aneel. 

No último ano, conforme dados da agência extraídos dos próprios canais de atendimento da Energisa, no período de agosto de 2020 a julho de 2021, foram contabilizadas 1.592.232 de reclamações. Dessas, 14,33% são referentes à falta de energia elétrica, que totaliza 228.105 registros.

Entretanto, a maioria das queixas dos clientes sul-mato-grossenses é em relação ao atendimento da concessionária, que representa mais de 84% das reclamações de usuários dos serviços da Energisa.

Após a detecção dos problemas da distribuidora, um relatório é elaborado e enviado para que a concessionária possa corrigir as falhas apontadas. 


Reclamações registradas nos canais de atendimento da Energisa 

Próximos passos

Dessa forma, a Aneel inicia o acompanhamento das medidas adotadas para a correção dos problemas. Por fim, se mesmo assim a empresa persistir na falha, o processo segue para a notificação e punição.

Campeã de reclamações no Procon, a Energisa coleciona série de penalidades aplicadas pela Aneel nos últimos anos. A mais recente ocorreu no ano passado, quando a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS) determinou multa de R$ 3,4 milhões por descumprimento, por parte da concessionária, dos níveis de qualidade do fornecimento de energia. No fim do ano, a Energisa conseguiu redução da penalidade para R$ 1,7 milhão.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Alexandre De Andrade

21/10/2021 - 13:09:09

O governo de Mato Grosso do Sul tinha aprovado redução do ICMS sobre a bandeira tarifária, porém a redução não veio pra mim! São 3% mas a cobrança do ICMS continua normal!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2025 - Reporter67 - Reporter67