Mesmo sendo o Estado que mais vacina contra Covid-19 no Brasil, Mato Grosso do Sul deve terminar de imunizar a população em 30 de abril de 2022. A previsão foi feita por uma plataforma matemática criada por um consórcio de universidades brasileiras.
Embora pareça distante, MS é colocado como o terceiro estado que vacinaria mais rápido a população contra o coronavírus. São considerados dados de vacinação dos últimos 30 dias, que rendem ritmo de 6.746 primeiras doses aplicadas por dia no Estado.
Ainda de acordo com a plataforma, são 3.729 segundas doses aplicadas diariamente em MS. Com essa previsão, o Estado terminaria a vacinação primeiro do que o Brasil. No país, a estimativa de término da imunização é de 24 de outubro de 2022.
Assim, MS fica atrás apenas do Amazonas, que deve terminar a vacinação em março de 2022 e quase empata com o Rio Grande do Sul, que termina a imunização em 24 de abril do próximo ano.
O sistema foi criado por iniciativa do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e do projeto ModCovid19 da USP (Universidade de São Paulo).
A previsão recebe atualização quando o Estado recebe novas vacinas, aumenta ou diminui o ritmo de vacinação e outros critérios como a falta de insumos para produção de vacinas, quantidade de postos de vacinação e o próprio desejo da população em se vacinar contra a Covid-19.