Mais da metade dos municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuvas intensas, segundo o instituto nacional de Meteorologia (Inmet). Ao todo são 49 municípios que estão em situação de perigo eminente em razão das intensas chuvas.
Os principais riscos que estes municípios podem enfrentar, segundo Inmet, são: chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia e ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h.
Ainda de acordo com o alerta, os moradores das 49 cidades devem se preparar para possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Veja a lista com os municípios sob alerta:
O Inmet explica que em caso de rajadas de vento, as cidadãos não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além da medida de segurança, o instituto pede para que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
"Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (contato - 199) e ao Corpo de Bombeiros (contato - 193)", diz o alerta do Inmet.
O meteorologista, Natálio Abrahão disse que as cidades das regiões sul, sudeste e nordeste de Mato Grosso do Sul podem ter intensas pancadas de chuva ao longo desta semana. O especialista diz que as fortes chuvas podem durar até o dia 23 de fevereiro.
O meteorologista explica que as fortes chuvas são em decorrência de uma massa de ar quente e seca que ganhou força por conta do calor. O centro de monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) pediu atenção para possibilidade de temporais especialmente nas regiões pantaneira e norte. Na região sul do estado, o sol predominará.
De acordo com o Cemtec, neste início de semana, as temperaturas poderão registrar mínima de 18°C e máxima de 35°C no Estado e para a capital a variação está estimada em 21°C a 28°C.