Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as chuvas devem voltar a partir de hoje (10) ao Estado. O ar seco começa a perder força e dá espaço à áreas de instabilidade.
A previsão é de céu nublado à parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e raios até a próxima terça-feira (16).
Calor e umidade favorecem o aumento de nuvens, ocorrência de chuvas, ventos com rajadas e trovoadas.
O meteorologista Natálio Abrahão diz que a população deve ficar em alerta do fim de semana até a próxima segunda-feira (15). De acordo com ele, haverá áreas de instabilidade com pancadas de chuvas, trovoadas e muito raios.
“Pode ocorrer enchentes em Campo Grande, Água Clara, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Cassilândia e Paranaíba”, informa.
De acordo com o Cemtec, hoje (10), a mínima em Campo Grande será de 22ºC, e a máxima de 32ºC. Já na quinta, a mínima será de 20ºC, e a máxima de 31ºC. E na sexta, mínima de 21ºC e máxima de 28ºC.
Hoje, a mínima em Corumbá será de 24ºC, e a máxima de 32ºC. Já na quinta, a mínima será de 20ºC, e a máxima de 25ºC. E na sexta, mínima de 19ºC e máxima de 23ºC.
Hoje, a mínima em Aquidauana será de 21ºC, e a máxima de 32ºC. Já na quinta, a mínima será de 21ºC, e a máxima de 32ºC. E na sexta, mínima de 21ºC e máxima de 27ºC.
Hoje, a mínima em Ponta Porã será de 17ºC, e a máxima de 29ºC. Já na quinta, a mínima será de 18ºC, e a máxima de 28ºC. E na sexta, mínima de 18ºC e máxima de 25ºC.
Hoje, a mínima em Dourados será de 16ºC, e a máxima de 28ºC. Já na quinta, a mínima será de 18ºC, e a máxima de 29ºC. E na sexta, mínima de 19ºC e máxima de 26ºC.
Hoje, a mínima em Bonito será de 20ºC, e a máxima de 33ºC. Já na quinta, a mínima será de 21ºC, e a máxima de 32ºC. E na sexta, mínima de 21ºC e máxima de 31ºC.
Hoje, a mínima em Três Lagoas será de 21ºC, e a máxima de 32ºC. Já na quinta, a mínima será de 21ºC, e a máxima de 33ºC. E na sexta, mínima de 22ºC e máxima de 26ºC.
Devido à abundância de chuvas em Mato Grosso do Sul, só no mês de janeiro, já houve enchentes, ruas alagadas, famílias desalojadas, trechos emburacados, desmoronamento de pontes, e rios em situação de emergência.
O verão é umas das quatro estações do ano. Compreende os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Suas principais características são chuvas recorrentes, tempo úmido, calor e dias mais longos. No Brasil, o verão começou em 21 de dezembro de 2020 e vai até 20 de março deste ano. Deve-se tomar cuidados em casos de tempo adverso nesta época do ano por conta da chuva forte.
O Cemtec desatca algumas orientações em casos de tempo adverso: