O INSS explica que não existe essa previsão e que a mensagem é falsa. Não há recursos previdenciários a serem sacados pelo contribuinte. O que o governo federal anunciou é uma ajuda a trabalhadores informais afetados pela crise do coronavírus, de até R$ 600. O auxílio vem sendo tratado informalmente de “corona voucher”.
Na quinta (26), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que prevê o pagamento nesse valor, por três meses, limitado a duas pessoas da mesma família. As mães chefes de família podem receber o auxílio em dobro. Agora, o texto seguirá para votação no Senado.
Nesta sexta-feira (27), o governo federal também anunciou uma linha de crédito emergencial destinada especificamente para pequenas e médias empresas, a fim de ajudá-las a pagar os salários dos funcionários por um período de dois meses. Serão R$ 20 bilhões por mês.
Em outubro de 2019, com a aprovação da Reforma da Previdência, uma mensagem falsa bem parecida com a atual e checada pela equipe do Fato ou Fake foi compartilhada com os mesmos valores para saque e a mesma mensagem ao fim, direcionando a pessoa para um site: “Veja se você tem direito”.
A página, porém, não é oficial e o risco é se deparar com um vírus ou algum tipo de "pishing"