Calendário de vacinação contra Covid-19 e quantitativo de doses distribuídas para Mato Grosso do Sul ainda não possuem data definida, mas podem ser divulgadas até amanhã (18) pelo Ministério da Saúde.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, as doses serão divididas de acordo com o grau epidemiológico de cada estado.
“O Governo Federal ficou de entregar até essa noite o calendário com as doses que iremos receber em fevereiro e março. Agora nós estamos aguardando que venham de fato e nas datas prometidas”, afirma Resende.
A formatação de um calendário de vacinação detalhado, com previsibilidade de entrega mês a mês, foi a principal reivindicação dos governadores junto ao Ministério da Saúde em reunião nesta quarta-feira.
Durante reunião, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello disse que a compra dos imunizantes será feita dentro do PNI (Plano Nacional de Imunizações) e que a distribuição das vacinas será de acordo com os grupos prioritários. O ministro afirmou que os estados receberam as novas remessas a partir da próxima semana.
De acordo com Pazuello, até o final do ano, o Ministério da Saúde planeja adquirir 454,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, de diversas fabricantes.
O ministro, propôs também distribuir aos estados cerca de 230 milhões de vacinas contra a Covid-19 até julho deste ano.
Do total previsto, 190 milhões de doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca já estão contratadas pelo Instituto Butantan e Fiocruz. O quantitativo restante ainda está em tratativa com o Consórcio Covax Facility e com os laboratórios União Química da Rússia e Precisa da Bharat Biotech.
"O ministro apresentou essa previsão de entrega de vacinas e até julho teremos perto de 200 milhões de doses entregues. Assim que recebermos o calendário fechado vamos disponibilizar aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul para que a nossa população possa acompanhar o recebimento", destacou o governador Reinaldo Azambuja após a reunião virtual.
Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul receberão o calendário de distribuição de vacinas contra a Covid-19 assim que o Ministério da Saúde formatar o plano nacional de distribuição das doses.
Já os calendários de vacinação de abril, maio, junho e julho serão anunciados até o fim de fevereiro.
"Mato Grosso do Sul construiu uma logística rápida de distribuição de vacinas. Estamos prontos para receber as novas doses e reforçar nosso plano de enfrentamento à Covid-19", ressaltou Resende.
Vacinação no Estado
Mato Grosso do Sul já recebeu 222.960 doses dos imunizantes Coronavac e Astrazeneca em quatro lotes.
A primeira remessa foi entregue a Mato Grosso do Sul em 18 de janeiro, com 158.760 doses da Coronavac. Destas, 23.932 foram destinadas apenas para Campo Grande.
A segunda remessa foi no dia 24 do mesmo mês, quando 22 mil doses da vacina de Oxford chegaram ao Estado, 9.340 apenas para a Capital. A terceira remessa, com 10.200 doses da Coronavac, chegou no dia seguinte. Do total, Campo Grande recebeu 3.600 doses do imunizante chinês.
A quarta remessa com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19, CoronaVac, foi entregue ao Governo do Estado no dia 7 de fevereiro.
De acordo com dados do Vacinômetro, até agora, 62,50% do público-alvo da primeira fase da campanha no Estado já recebeu a primeira dose da Coronavac. Ao todo, das 222.746 doses que chegaram ao Estado até agora, 127.537 foram aplicadas.