Aconteceu na noite de sexta-feira (10) no plenário da Câmara de Vereadores de Angélica a cerimônia de conclusão do curso técnico do programa Saúde com Agente que capacitou os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município de Angélica.
O curso foi oferecido aos profissionais de saúde através de uma parceria com o Ministério da Saúde, CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretaria Municipal de Saúde.
Ao todo 25 profissionais de saúde do município de Angélica realizaram o curso de formação técnica oferecido aos profissionais através de plataforma on-line, sendo o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde para os ACS e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias, para os ACE.
Este curso tem como objetivo apoiar os estados e os municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate ás Endemias (ACE), cumprindo o compromisso do Governo Federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da oferta dos dois Cursos Técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.
No município de Angélica o curso de Técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias, teve como preceptora a senhora Marcia Tamara Martins Barbosa, que também é a Coordenadora Municipal de Atenção Básica e o curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde teve como preceptora a senhora Marcia Boniolo do Valle.
A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença do prefeito de Angélica, Edinho Cassuci, da primeira-dama, Jéssica Pezzarico, do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Gorgatto, do vice-prefeito, Paulo Conconi e da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Angélica, Manuela Ferreira.