A prefeitura de Angélica, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou uma coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Angélica na quinta-feira (05).
Em Angélica a coleta itinerante aconteceu em parceria com a ARANAV (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí) em parceria com o Instituto Nacional De Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), IAGRO (Agencia Estadual de Defesa Sanitária e Animal) e Sindicato Rural de Angélica.
A devolução das embalagens vazias de agrotóxicos é obrigação do produtor, mas precisa ser devolvido em um ponto de coleta oficial da INPEV, o mais próximo do município de Angélica é a ARANAV em Naviraí. Com a coleta itinerante o produtor não precisa se deslocar do município para fazer a devolução.
“Essa ação é muito importante, pois facilita para os produtores que não precisam se deslocar até a central de recolhimento, buscamos a parceria para facilitar para o produtor que precisa fazer essa devolução e precisa estocar essas embalagens em local adequado para evitar punição” destacou o prefeito de Angélica Edinho Cassuci.
O principal motivo para darmos a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos é diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente, as embalagens contendo resíduos de agrotóxicos precisam ser devolvidas sem lavar, fechadas com as tampas originais e acondicionadas em embalagens secundárias ou sacos de resgate, em Angélica eles foram acondicionados em sacos tipo BAG’s.